quarta-feira, 23 de março de 2011

A ESTABILIDADE DA FAMILIA

O que é característica de uma família abençoada?
È a estabilidade material ou financeira?
Absolutamente não! Pois o segredo de um lar feliz é descrito pelo apostolo Paulo nos seguintes termos:
“E ASSIM, HABITE CRISTO NO VOSSO CORAÇÃO, PELA FÉ, ESTANDO VÓS ARRAIGADOS E ALICERÇADOS EM AMOR” (Ef 3:17)
Deus precisa estar entronizado em cada lar, e o relacionamento familiar precisa ser baseado, alicerçado no amor, a fé, o poder, e o conhecimento.
Quando Jesus habita ou reina em nosso lar?
Esta pergunta é respondida por Jesus mediante a figura do homem  prudente descrito na parábola dos dois fundamentos.
Lucas 6:46-49
POR QUE VOCÊS ME CHAMAM ‘SENHOR, SENHOR E NÃO FAZEM O QUE EU DIGO?
EU LHE MOSTRAREI COM QUEM SE COMPARA AQUELE QUE VEM A MIM, OUVE AS MINHAS PALAVRAS E AS PRATICAS.
É COMO UM HOMEM QUE, AO CONSTRUIR UMA CASA, CAVOU FUNDO E COLOCOU OS ALIRCECES NA ROCHA. QUANDO VEIO A INUDAÇÃO, A TORRENTE DEU CONTRA A AQUELA CASA, MAS NÃO A CONSEGUIU ABALAR, PORQUE ESTAVA BEM construída.
Ser “prudente” (grego “phrónimos”) é o mesmo que ser sábio na pratica, compreensivo, sensato, que pondera as suas palavras e atos. Não faz nada a pressas ou sem refletir. Vai-se casar, comprar, conceber filho, antes de tudo ora e planeja. Só constrói em lugar seguro, debaixo de convicção do Espírito Santo.
Romanos 14:17à POIS O REINO DE DEUS NÃO É COMIDA NEM BEBIDA, MAS JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA NO ESPIRITO SANTO
O homem prudente edificou sua casa sobre a rocha;
Edificar é o mesmo que construir. O termo “casa” que é sinônimo de “vida”, também é a mesma forma alargada para a família. Nosso lar precisa ser bem fundamentado, alicerçado, em Deus para resistir às inevitáveis “tempestades da vida” que inundam por “baixo”, sopram dos “lados” e chove por “cima”, menos por “dentro” onde Cristo esta entronizado. Em outras palavras, ataques externos jamais poderão destruir a vida ou o lar daqueles que estão em Cristo.
Jo 6.37à TODO AQUELE QUE O PAI ME DER VIRÁ A MIM, E QUEM VIER A MIM EU JAMAIS REJEITEREI.
Romanos 14:17à POIS O REINO DE DEUS NÃO É COMIDA NEM BEBIDA, MAS JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA NO ESPIRITO SANTO
Obsà quando alguém ouve a palavra e toma uma atitude com base no que, firma-se sobre uma base sólida.
E apesar das provações, do sofrimento, das decepções e do desapontamento que possam sobrevir-lhe, jamais será abalado.
Gn 25.28àISAQUE PREFERIA ESAÚ PORQUE GOSTAVA DE COMER DE SUAS CAÇAS; REBECA A JACÓ.
Salmos 127:1à SE NÃO FOR O SENHOR O CONSTRUTOR DA CASA SERA INUTIL A CONSTRUÇÃO.
 O salmista afirma que a casa forte ou firme, é construída pelo próprio Deus
O Homem Insensato Edificou Sua Casa Sobre a Areia;
MAS AQUELE QUE NÃO OUVE AS MINHAS PALAVRAS E NÃO AS PRATICA, É COMO UM HOMEM QUE CONSTRUIU UMA CASA SOBRE O CHÃO, SEM ALICERCERES. “NO MOMENTO EM QUE A TORRENTE DEU CONTRA AQUELA CASA, ELA CAIU, E A SUA DESTRUIÇÃO FOI COMPLETA.
A palavra insensata no grego é “morós” que significa:
tolo, Estúpido; aquele que produz atos irrefletidos e insensatos, de “pensamentos que sobem  ao coração provenientes de uma falta de conhecimento o da incapacidade de fazer decisões corretas”.
Tolo, portanto, é aquele que edifica sobre a “areia”, ou constrói sua família sobre idéias, esperanças e prazeres temporais e sobre filosofias mundanas, ou seja, em cima do nada.
Um exemplo clássico de tolices: o Rei Davi permaneceu em Jerusalém, durante a guerra de Israel contra os filhos de Amom (2Sm 11.1-5),quando deveria estar com seu exercito na frente da batalha. Sua ociosidade, autoconfiança (não vigiou) e falta de contentamento o levou a cometer um duplo pecado: adultério e homicídio. Ele conhecia a exigência da lei: “Tampouco para si multiplicara mulheres” (Dt 17.17);mas a ignorou. Na origem do casamento nunca ouve qualquer idéia de poligamia (ou polinia –( Mt 19.4-6).
A insensatez pode vir pela maneira de conduzir as coisas dentro do lar.
 Grandes homens de Deus fracassaram na educação de seus filhos: Arão (os irreverentes Nadabe e Abiú –( Lv 10.1-5); os filhos do sscerdote Eli são chamados de “filhos de Biliar” (1Sm 2.12). Cerca de 30% dos presos da extinta “Carandiru” eram filhos de crentes,e quase a metade desses eram filho de pastor.
Revendo nossa construção e consagrou a família a Deus.
A tolerância e misericórdia de Deus é a causa de não sermos destruídos (Sl 103.8-11), em razão disso,ele nos dá mais tempo – Segurando as tempestades – para que coloquemos em ordem ou para que façamos uma revisão em tudo que fazemos ou que permitimos que faça de errado dentro de nossas casas.
O rei Ezequias ouviu do profeta Isaias o seguinte: “... Põe em ordem a tua casa. Porque morreras e não viveras” (Is 38.1). “A” “tempestade da enfermidade” se abateu sobre o rei e só não ceifou sua vida porque ele orou com profunda humildade.
O que estava em desordem na casa ou na família de Ezequias?
Seu filho Manasse foi o pior e o mais abominável rei de Judá (2Rs 22.1-18). 
Porque Deus não ouve a oração de muitos homens? Eles pedem,buscam,imploram, mais não recebem nada. A resposta pode estar dentro de suas casas, na intimidade conjugal, na forma desumana, carne, e inapropriada de tratarem suas esposas
1Pe 3.7à DO MESMO MODO VOCÊS, MARIDOS, SEJAM SÁBIOS NO CONVIVIO COM SUAS MULHERES E A TRATEM-NAS COM HONRA, COMO PARTE MAIS FRÁGIL E CO-HERDEIRAS DO DOM DA GRAÇA DA VIDA, DE FORMA QUE NÃO SEJAM INTERROMPIDAS AS SUAS ORAÇÕES.
A família sem alicerce esta “solta”, instável, á mercê dos “ventos, chuvas e transbordante” que virão com “ímpeto” e sem piedade na forma de adversidade e problemas. Sem estabilidade, sem um lugar firme e inabalável o casamento rui na menor das desavenças. O mundo esta cheio de incertezas; as pessoas vivem amedrontando o tempo todo, e é verdade que estamos vivendo na “era do medo”.
Todavia, o lar que esta alicerçada em Cristo – pela obediência inegociável da sua palavra não tem razões para o pânico, pois como diz o salmista: “... Podemos passar por momentos difíceis, de grande tristeza, mais Ele logo nos devolve a alegria” (Sl 30.5) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário