TEXTO BASE: Rm 16.1-7,12 ; Lc 8.1-3
O Resgate da Mulher no Cristianismo
- O resgate na linhagem de Cristo. Uma das grandes conquistas do cristianismo foi resgatar a mulher e eleva-la à sua verdadeira condição diante de Deus. Vê-se este propósito , inicialmente na própria linhagem de Cristo (Mt 1.3,5,6,16). Mateus na sua genealogia dá destaque a quatro mulheres- Tamar , Raabe , Bate-seba e Maria – das quais apenas sobre a última não pesava nenhum deslize moral . Tamar prevaricou com o sogro (Gn 38.12-30), Raabe vivia como prostituta em Jericó (Js 2.1;Hb 11.31) e Bate-Seba cedeu aos enlevos de Davi (IISm 11.1-4).
Tais registros
encerram algumas razões
a)Deus não oculta as
transgressões dos personagens bíblicos . é tão claro esse propósito que Mateus
substitui o nome de Bate-Seba pela seguinte declaração : “A que foi mulher de
Urias”. Deus assim o fez porque isso serve de advertência para os crentes
hodiernos quanto à sua falibilidade e conseqüente dependência da graça divina;
b) Fica subentendido ,
no texto sagrado , que elas se arrependeram de suas falhas morais e mudaram de
atitude porque creram na obra redentora futura de Cristo , que alcançou todos
os fieis do AT (Hb 11.1,32-40);
c) O aparecimento de
seus nomes na genealogia de Cristo , como exceção á regra , em nada o diminuiu , antes exalta a
sua encarnação como nosso compassivo e gracioso Redentor e dignifica a mulher
como parte da linhagem que suscitou o redentor da decaída raça humana .
O resgate no ministério de Cristo
Este enfoque é visto também no ministério
de Jesus . Alem dos 12 discípulos ,aparecem diversas mulheres que o seguem por
onde que quer vá (Lc 8.1-3) .Algumas são citadas até pelo nome- Maria Madalena
, Joana e Suzana -como pessoas que não só o acompanham , mas contribuem com
seus bens para a manutenção do seu ministério . No episodio de ressurreição , por sua vez ,
para confrontar o fato de o pecado ter entrado no mundo pela primeira mulher ,
Deus permite que duas das seguidoras de Cristo – Maria Madalena e a outra Maria
– sejam as primeiras a vê-lo ressuscitado e tenham o privilegio de dar a
alvissareira noticia em primeira mão aos discípulos (Mt 28.1-10). Porque elas
primeiro , e não eles ? Para deixar nítida a sua verdadeira posição no
Cristianismo incipiente .
A posição da Mulher Na Igreja Primitiva
Participante da primeira hora da igreja
Primitiva
. Com a ascensão de Cristo , inicia-se o processo de inauguração da Igreja ,
que culminou no dia de Pentecostes , e mais uma vez as mulheres são
participantes desde a primeira hora , incluindo-se no grupo a mãe de
Jesus (At 1.14) . Subentende-se que elas viram o Senhor subir ao céu ,
participaram da assembléia que escolheu o sucessor de Judas e estavam presentes
no dia em que Espírito Santo desceu sobre a igreja. Se foi assim desde o principio , por que
lhes negar , hoje , o direito de serem usadas pelo Senhor no papel que lhes
couber dentro do Reino de Deus ?Não se trata aqui , de substituir o homem em
sua função dentro da estrutura social , familiar e religiosa , mas permitir que
as mulheres prestes a sua afetiva contribuição , como individuo , na obra de
Deus .
Envolvida
no serviço assistencial . As mulheres se destacam , também , na
Igreja primitiva , pelo seu envolvimento no serviço de assistência social
. A primeira a ser mencionada é Dorcas (At 9.36-42) , que ,movida pelo
amor de Deus ,empregou sua vida a servi ao próximo , na cidade de Jope ,
com atos de caridade . É tanto que sua morte trouxe grande tristeza a
ponto de Pedro ser chamado para orar em favor de sua ressurreição . Um
fato chama a atenção na Historia : ela é também chamada de discípula.
A segunda aparece na epistola de
Paulo aos romanos. Trata-se de Febe , da igreja em Cencreia , recomendada pelo
apostolo para que fosse recebida com a mesma hospitalidade com a qual honrava
os servos de Deus (16.1,2).
Cooperadora no
ministério apostólico. Todavia , o texto de Paulo vai mais alem , quando
lista uma seria de mulheres cooperadoras do ministério apostólico .
Inicialmente aparece o casal Priscila e Áquila , em cuja casa também se reunia
uma igreja (v.3,5). Segundo alguns eruditos , o fato de
a esposa ter sido citada primeiro não é mera regra protocolar , pois a
literatura não admitia esse tipo de gesto . È tanto que na hora de saudar
Andronico e Junia ,Paulo o faz na ordem marido e mulher . Pressupõe-se
,portanto ,que Priscila exercia alguma função de liderança . Mencionaram-se ,
ainda, de forma especifica , Maria , Trifena ,Trifosa e Pérside como mulheres
dedicadas ao serviço de Deus .
A IMPORTANCIA
DO TRABALHO FEMININO NA IGREJA
A Bíblia respalda o trabalho feminino. Como se vê ,
a Bíblia respalda o trabalho feminino na igreja . Os que apelam para I Co 14.34 - “as
mulheres estejam caladas nas igrejas” - fazem uma hermenêutica errada e isolada
do texto ,que contraria a atitude do apostolo em reconhecer a dedicação
feminina , bem como conflita com o cap 11.5 ; onde ele admite que elas orem ou
profetizem.
A igreja precisa
do trabalho feminino.
Alem das razoes bíblicas já apresentadas , há outras que reforçam a tese em
favor do trabalho feminino na igreja. Em primeiro lugar , foge à lógica pensar
que um segmento tão grande , maior do que o dos homens , não tenham nenhuma
contribuição a prestar na obra de Deus . Em segundo lugar , as mulheres têm maior
sensibilidade para atuar em áreas nas quais o sexo masculino pouco produz . Em
terceiro lugar nem sempre o homem se mostram dispostos a agir . Nessas horas
elas se revelam mais corajosas e se constituem em fonte de estimulo na igreja .
Em quarto lugar , sem nenhum subterfúgio , quando eles não querem mesmo fazer ,
são elas a quem Deus usara para levar adiante o seu propósito .
Conclusão
O cristianismo
resgatou a mulher e a elevou à sua
verdadeira condição diante de Deus , Na igreja primitiva , ela ocupou o
seu espaço e teve o seu trabalho reconhecido. Cabe a igreja ,
hoje , compreender que a dedicação feminina na obra do Senhor não é menos
importante do que o trabalho empreendido pelos homens .
Nenhum comentário:
Postar um comentário