segunda-feira, 14 de março de 2011

MULHERES DE FÉ


Lóide  e Eunice: Nutridoras da fé

Eunice era uma judia que tomou para si a responsabilidade de ensinar seu filho Timóteo as Sagradas Escrituras, tornando-o “sábio para a salvação pela fé” (2Tm 3.15). Seu esposo era um gentio grego ele, provavelmente, tenha morrido nos primeiros anos de vida de Timóteo. De qualquer forma, não há evidencia de que seu marido tenha procurado caminhar com o coração perfeito diante de Deus.

Dois fatores moldarão a vida de Timóteo. De maneira desconhecida, sua mãe e avó preparam-no para o chamado de Deus para a Salvação e, depois, para o ministério, ao lhe ensinar a Palavra de Deus (2Tm3.15).  Mais tarde, como adulto, ele ouviu a mensagem do evangelho reafirmada, que foi o primeiro crido por sua mãe, Eunice, e sua avó Lóide (2Tm1. 5).

Durante a primeira viagem missionária de Paulo, por volta de 46 d.C, Eunice e Lóide foram convertidas a Cristo em Listra. Refletindo fé genuína (v.5), elas viviam o que criam.

Paulo afirmou que em Timóteo habitava a mesma fé que em sua mãe e de sua avó tinham o que alegrava Paulo. A fidelidade de sua mãe e de sua avó à doutrina verdadeira, fundamentada na palavra de Deus e afirmada pelo Espírito Santo, não era abalada facilmente.

Eunice e Lóide eram modelos valiosos. As mulheres podem conhecer a Palavra de Deus e, fielmente, ensina-la aos filhos. Como Eunice e Lóide, elas podem zelosamente estimular a fé verdadeira e serem diligentes na posse da doutrina correta. Elas podem servir como modelo de pessoas piedosas para seus filhos; podem se assemelhar a Cristo, em oposição à centralização em si mesma.

Eunice e Lóide são testemunhas vivas de que nada na vida de uma mãe é mais importante do que uma fé pessoal e vibrante, modelada perante seus filhos.

Quem foi Eunice  

Uma mulher de origem judia que era casada com um grego romano.
Provavelmente seu marido tenha falecido quando Timóteo era bebê.

Quem foi Lóide

Avó de Timóteo não se sabem se por parte de pai ou de mãe.
Mas sua presença foi importante na educação de Timóteo.

Podemos nos lembrar de outras duas personagens do velho testamento Rute e Noemi.  Suas virtudes superaram dificuldades e foram registrados seus nomes na genealogia de Cristo.

Eunice e Lóide

Tomaram para si a responsabilidade de ensinar a Timóteo as sagradas escrituras tornando-o “sábio para a salvação pela fé (2Tm 3.15)”.

Timóteo

Dois fatores moldarão a vida de Timóteo. De maneira desconhecida, sua mãe e avó prepararam-no para o chamado de Deus para a salvação e, depois para o ministério ao lhe ensinar a palavra de Deus (2Tm3.15).

Pv. 22: 6 - Ensina o menino o caminho em que deve andar, para quando estiver adulto não venha se desviar.

Mas tarde como adulto ele ouviu a mensagem do evangelho reafirmada e foi o primeiro crido por sua mãe Eunice e sua avó Lóide (2Tm1. 5).

Foi durante a primeira viagem de Paulo por volta de 46 d.C Eunice e Lóide foram convertidas a Cristo em Listra.

Refletindo fé genuína (v.5), elas viviam o que criam.

Paulo afirma que em Timóteo habitava a mesma fé que em sua mãe e de sua avó tinham o que alegrava Paulo.

A fidelidade de sua mãe e de sua avó à doutrina verdadeira, fundamentada na palavra de Deus e afirmada pelo Espírito Santo, não era abalada facilmente. (Mt. 7: 24,29).

Eunice e Lóide eram modelos valiosos.

As mulheres podem conhecer a palavra de Deus e fielmente ensina-la aos filhos.

Com Eunice e Lóide elas podem zelosamente estimular a fé verdadeira e serem diligentes na posse da doutrina correta.

Elas podem servir com modelo de pessoas piedosas para seus filhos; podem se assemelhar a Cristo, em oposição á centralizações em si mesmas.

Eunice e Lóide são testemunhas vivas de que nada na vida de uma mãe é mais importante do que uma fé pessoal e vibrante, modelado perante seus filhos.

Um comentário:

  1. Paz do Senhor Pra Jeane, grato poe ser seguidora do meu Blog, o seu blog tem sido uma benção dentro de um projeto que estamos terminado o Livro que tem por titulo : O que seria da igreja sem as mulheres, Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir